Blog

Como escrever um livro de Ficção?

Escrevi um conto de terror e, até agora, não senti o cutucar de uma editora, então como me mantenho motivado e, tentando arrumar tempo para terminar outros sete, me esforçando para terminar cada um sem qualquer garantia de que meu desejo chegará a fama? Não há nenhuma fórmula secreta, receio — depende muito da sua personalidade e de quão determinado você vê as coisas até o doce fim.

Apenas cinco ou dez por cento daqueles que começam a escrever um romance realmente terminam o primeiro rascunho e, embora eu não um especialista, posso pelo menos compartilhar minha experiência. Não posso prometer que essas dicas funcionem para você, mas podem funcionar para o próximo escritor que encontrar o site escritor.artesetalentos.com.br.

Habilidades — Essenciais. Querer escrever um livro publicável não difere de querer ser um cantor reconhecido e que chegou no topo. Você precisa de milhares de horas de prática e familiaridade com as ferramentas do comércio. No caso deles, música e instrumentos. Na nossa, linguagem e palavras.

Felizmente, os escritores não precisam pagar para sua educação. Não são necessárias aulas caras… tudo o que você precisa fazer é ler. Se você quer escrever ficção, leia ficção. Quanto mais você lê, mais os truques se infiltram. Então, se você suspeitar que sua escrita não está boa, assombre a leitura.

Prática — Pensei revisar meu único livro editado só para ter uma ideia do nível de detalhe necessário. Planejei reescrever todo o livro cena por cena com minhas próprias palavras. Comecei, e acredito ser bom. Afinal, você não precisa se preocupar com enredo ou caracterização… isso já foi feito! (É claro se você já não tenha enviado para um editor.)

ConsistênciaTente escrever algo todos os dias, não importa quão pouco. Anoto meia dúzia de frases, cada uma descrevendo uma cena que acho que terei que escrever em breve. Quando os reviso, um deles muitas vezes atiça minha imaginação sobre o que começo a escrever.

Plotagem — Algumas pessoas planejam, enquanto outras apenas escrevem. Embora eu seja tipo de autor ‘pensar primeiro e escrever depois’, isso porque gosto de ter um esboço detalhado para trabalhar. Não tenho tempo, escrevo sem prazos, minhas prioridades são outras.

Personagens — Não tenho personagens ‘bons’ e ‘maus’ em meus contos de terror, apenas personagens opostos. Com isso, gera situações mais que suficiente para levar as coisas a um clímax e conclusão satisfatórios. Se alguém vai aparecer em seu livro apenas por um parágrafo, trate-o como um móvel. Além disso, tente limitar o número de personagens — às vezes você pode combinar dois idiotas em um — e seu leitor agradecerá por isso.

Cenas são as unidades do capítulo, que mede o deslocamento de cenário, no capítulo.

Revisões — Não se preocupe, termine de escrever o livro. Depois você revisa, se não você nunca termina. Escrever uma estória não é o final do processo, até porque você ainda não tem uma editora, e se tiver ela tomará conta de todo o processo. Veja seu livro como um sonho, dê tudo o que puder, depois você pensa ou alguém pensa o que dever ser feito ou alterado! Não ficarei aqui tentando explicar: termine o livro e depois revise!

Gramática, ortografia, uso do idioma — Após escrever, você pode querer ler seu primeiro livro e, com certeza, vai dar boas risadas (ou chorar) de como é ruim. Sei que sim. Escrevi o “Caipora  — Comadre Fulozinha” e, quando resolvi ver o que fiz, fiquei triste! Infelizmente, não posso fazer melhorias de um ano para o outro, por conta de tempo. Acho importante ser natural e deixar sua voz transparecer na escrita, especialmente na fase de rascunho. Concentre-se em colocar o clima, a cena, as ideias na página e preocupe-se em polir mais tarde.

Dica: Se você se deparar com edições pesadas em uma cena de 500 – 800 palavras, às vezes é muito mais rápido reescrevê-la do zero!

Pesquisa — Em vez de descrever uma arma como uma arma, você pode descrever como uma Wess e Smithon HeadHoler 2000 de 9,6 mm… toda vez que o herói ou antagonista puxa uma do coldre de couro feito à mão com seis (não cinco, não sete) tachas de prata. Eles vão se referir a carros por marca, modelo e cilindrada quando não importa. Eles vão confundir você com detalhes porque, caramba, eles tiveram que pesquisar essas coisas e NÃO vão desperdiçar todo esse esforço. Enquanto isso, de volta ao enredo…

Continue escrevendo! Não se apegue muito a uma história em particular ou ao seu primeiro romance. Confie em você, por melhor que seja, sua escrita continuará a melhorar quanto mais você produzir. Eles acham que você tem que escrever um milhão de palavras de ficção antes que todas as peças se encaixem. Quanto você fez?

O yWriter é executado em PCs com Windows e é gratuito para download e uso.

Mantendo-se Organizado — Uso para escrever livros: yWriter . É um gerenciador de projetos para romancistas — você armazena seu texto em cenas e as organiza em capítulos.

Divirta-se — não escrevo para ficar famoso, ficar rico ou impressionar amigos e familiares com o tamanho do meu ego. Escrevo por uma coceira, por uma vontade avassaladora de contar uma história, de entreter com minhas palavras. Escrevo porque não posso não escrever.

Fica mais fácil — Meu primeiro livro de terror levou cerca de 2 anos para ser escrito, com muitos períodos inativos. Tenho vários, com citei acima, e ainda não terminei. Como muitas coisas na vida, escrever fica mais fácil com a prática.

Deixe um comentário